O processo de coaching, nos dias de hoje, tem uma aplicação que se estende por quase todas as áreas da vida. Na educação não é diferente, além da vocação o processo de coaching educacional permite maximizar o aprendizado e a evolução individual de cada um.
Na área da educação, essa aplicação ainda não é um assunto esclarecido e por isso enfrenta alguns desafios. Desde cedo, aprendemos que o caminho para o sucesso pessoal e profissional perpassa pelos estudos. Porém, como se encontra o cenário da educação hoje?
Basta você pensar na individualidade de cada aluno. Pense quantos tipos ou estilos de aprendizagem há em sua sala de aula? Mas o professor dá a mesma aula para todos os alunos.
Alguns estudantes são mais introvertidos e se dão bem fazendo trabalhos manuais. Outros são mais elétricos e precisam de agitação. Não há certo ou errado, melhor ou pior. É tudo uma questão de respeitar as diferenças. Veja neste post do blog como engajar e alcançar o sucesso com coach educacional.
O Aluno Engajado? O contexto atual
Segundo o Jornal Folha de São Paulo, o aluno com a melhor nota consegue o salário mais alto. Diferenças de 5% a 10% nos rendimentos em disciplina como português ou matemática implicam em renda até 5% maior. Mas como trazer a atenção desse aluno cada vez mais desinteressado?
Hoje, as maiores demandas dos alunos são:
1)Não há controle de quem absorveu o conteúdo. Só copiar matéria do quadro
2)As aulas hoje são focadas no conteúdo e não no aluno
3)A única forma de avaliar é através das provas
Porém, a educação formal da maneira que conhecemos, cada vez fornece menos insumos de preparação que o mundo e o mercado exigem. Afinal, o mundo funciona em uma dinâmica que o ensino formal não acompanhou, sendo o resultado final esse grande abismo entre a sala de aula e a realidade.
Nesse contexto, fica claro perceber que a padronização do ensino não é solução, mas sim a personalização do ensino. Explicamos neste pontos:
Leia também:
Coaching Educacional para o Sucesso de Instituições de Ensino
Não levar em conta a individualidade de cada aluno, faz com que aumente a falta de interesse e piore o comportamento atrapalhando o rendimento dos alunos.
Por isso, a chave de virada desse processo é levar em conta o comportamento de cada aluno no processo de aprendizagem. Somente assim é possível identificar os padrões e propor soluções individualizadas. Esse é o trabalho do coach educacional.
Ele é capaz de desenvolver nos alunos as competências e habilidades, identificar os obstáculos, suas limitações, receber e fornecer feedbacks construtivos. Atua também para que o aluno realize uma melhor gestão do tempo.
Esse é o foco necessário para que o aluno desenvolva e atinja seus objetivos com excelência.
O DomIneSCo Educação dá ao coach educacional e ao corpo pedagógico da instituição de ensino informações importantes sobre o comportamento do aluno, permitindo criar estratégias de aprendizagem individualizadas, com treinamentos específicos e dinâmicas utilizados como catalisadores de mudança, criando novas perspectivas e atitudes visando alterar profundamente a forma como professores e alunos se veem e se relacionam uns com os outros.
Nosso programa colabora para transformar os professores em líderes e os alunos em protagonistas de seu modelo pessoal de aprendizagem. Faça um de nossos testes, conheça nossos trabalhos de consultoria em educação e aplique em seus alunos.