O recrutamento para altos cargos deve ser feito de forma diferenciada em relação aos processos seletivos dos demais cargos. Por ser um cargo de liderança e gestão, ele demanda uma assertividade redobrada. São profissionais que entram nas empresas com grandes responsabilidades, reverter resultados negativos e por isso carregam alta expectativas para transformar a realidade de organizações.
Hoje, o conhecimento se torna ferramenta imprescindível para o sucesso de qualquer organização.Cada vez mais o capital intelectual se firma como maior ativo das empresas, ou seja, as pessoas que conseguem fazer a diferença. Por isso, escrevi este artigo dando dicas para melhorar o Recrutamento e Seleção para cargos estratégicos e de alta gestão de empresas. Boa leitura!
Empresas que realizam processos seletivos devem avaliar principalmente as competências necessárias para o cargo, aumentando a assertividade da seleção de candidatos. Conforme levantei no início do artigo, o mercado competitivo impõe padrões muito elevados na formação profissional desses candidatos. Por isso, o que fará a diferença para o candidato é a capacidade de resolver os desafios daquele cargo e seu perfil comportamental.
Ter um mapeamento completo do perfil comportamental dos candidatos auxilia a tomar decisões mais assertivas e otimiza os processos de seleção, impactando os resultados da organização no longo prazo.
Processo seletivo não é apenas colocar a pessoa certa no lugar certo, é lidar com diferentes competências estratégicas visando os objetivos das empresas.
Outro tópico interessante é ampliar o conhecimento sobre a empresa que está contratando. Quais são os valores desta organização? Ela preza por um perfil mais jovem e inovador? Ou prefere a segurança de um candidato com longa estrada e experiência?
Essas são perguntas fundamentais para encontrar o fit cultural ideal entre candidato e organização.
Empresas que terceirizam processos seletivos precisam estar munidas de ferramentas que otimizem e trazem ganho e escala para seus processos. Por isso, a melhor dica é se abrir para os meios digitais como ferramenta. Isso inclui pesquisa nas redes sociais como o LinkedIn, ou softwares de gestão de recursos humanos por exemplo.
Afinal, um processo seletivo bem feito evita muitos problemas futuros e contribui diretamente para o sucesso do negócio. Se antes os departamentos de RH estavam todos voltados para o processo, hoje a sua orientação é para o resultado. Isso implica em investir em técnicas de seleção que ultrapassem as antigas regras.