Em tempos em que o entendimento de dados e observância de padrões se tornou a regra, muito se discute hoje em dia qual o tipo de departamento de RH é mais importante para empresa, o RH Operacional ou o RH Estratégico. As definições ainda são um pouco confusas, por isso fizemos este post para que você entenda a diferença entre essas duas formas de trabalhar com gestão de pessoas.
O RH Operacional pode ser comparado ao antigo Departamento pessoal. Lida com as burocracias com os colaboradores de uma organização, como salários, a relação com o sindicato entre outros. Ele é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. É necessário encontrar tempo na rotina diária para estas atividades.
Atualmente, estas tarefas rotineiras do RH Operacional podem ser facilitadas pelo uso da tecnologia, como por exemplo as folhas de pagamento virtuais entre outras soluções digitais.
Já o RH estratégico envolve a gestão estratégica de pessoas. Tenta trazer para o departamento o alinhamento com os objetivos estratégicos da organização, os objetivos de negócio. Isso sendo feito através da valorização e preparação do time de colaboradores.
Todas as empresas precisam dos dois tipos de RH. Porém, fica fácil concluir que o RH Estratégico é o que tem influência direta nos resultados de uma empresa, uma vez que o atingimento de metas, a sinergia de equipes e os bons resultados estão atrelados às pessoas que ali deixam a sua participação.
Por fim, ele funciona como mais um parceiro de negócios da organização. Ao utilizar dados e mapear padrões, definir o perfil comportamental dos talentos, o RH se torna uma poderosa arma para aumentar os resultados de uma empresa. Além disso, os dados ajudam a reduzir o turnover e facilita a gestão do conhecimento, ao registrar as experiências negativas e otimizar os processos.
Do ponto de vista dos colaboradores, o RH estratégico é uma “mão na roda”. O RH estratégico funciona para alinhar os talentos em uma mesma sinergia, em um mesmo projeto. Pessoalmente, acredito que o RH deve realmente ser focado nisso, em promover o maior potencial das equipes e o melhor da performance de cada um. Este é um grande quebra-cabeças, pois cada indivíduo é único.
Um RH estratégico tem como premissa o foco em resultados, metas e indicadores. O departamento conhece profundamente o negócio, cada uma de suas áreas e relação e busca agregar valor máximo ao negócio. Neste contexto, o RH deixa de ser um órgão operacional e passa a integrar os times que geram resultado para a empresa.
O RH participa e consolida estratégias, seja na busca de profissionais que possuam a visão de mercado e dos negócios, seja na transição de funções entre os próprios colaboradores.
Em outras palavras, as ações da área de recursos humanos deve estar alinhada com o pensamento de sempre melhorar os resultados dos negócios e maximizar os talentos humanos.
Outro fator determinante, o RH estratégico é norteado por informações precisas, realiza diagnósticos, propõe ações de melhorias e sobretudo, mede seus resultados. Com o mercado cada vez mais competitivo, as organizações se valem do enorme volume de informações que temos disponíveis hoje.
O conhecimento das atividades e competências cognitivas comportamentais e habilidades dos cargos antes de iniciar os processos de seleção e recrutamento por exemplo são essenciais para saber por exemplo o perfil ideal de escolha do RH para preencher vagas.
As questões comportamentais e relacionais das equipes também podem ser tratadas e solucionadas pelos gerentes com base no entendimento destes padrões. Entender este movimento de mudança é passo fundamental para formar equipes melhores e mais constantes.
Apesar da frieza dos dados, nunca o lado humano esteve tão em voga em nossa área. Por isso, uma organização que têm o seu RH alinhado com a estratégia, sempre terá o foco de desenvolver seus colaboradores.
Entender os recursos que eles precisam para entregar o máximo de performance, promover o auto-conhecimento, a auto crítica e a vontade de melhorar. São estes os motores que fazem com que colaboradores transformem a realidade de organizações inteiras.
Por isso, o departamento de RH Estratégico conta com as melhores ferramentas de gestão de dados para potencializar suas equipes. Até a próxima
Luis Otávio Loures da Conceição