Muitas coisas evoluíram com o avançar do tempo. A maneira como locomovemos, a maneira como comunicamos, a maneira como interagimos com o mundo. Porém, entre tantas mudanças de paradigmas, a maneira de se ensinar continuou imutável. A educação formal continua um dos grandes pilares de nossa sociedade, e o velho modelo com as cadeiras em forma de linha de produção, a velha lousa e o professor aplicando uma aula expositiva operam da mesma maneira.
Por exemplo, o reforço negativo. Quando desempenhamos uma avaliação por exemplo, os pontos que sao destacados e ressaltados, são os pontos errados, aquilo que não foi feito da maneira correta e que não pode se repetir. Já os acertos passam despercebidos, dentro da lógica de uma obrigatoriedade, algo que não merece ser destacado.
Essa maneira de pensar traz impactos profundos que vão desde a formação do indivíduo, até a maneira como ele se comporta no ambiente de trabalho. O foco estão nas fraquezas e falhas. Afinal, os acertos raramente sao elevados, mas quando as coisas acontecem da forma errada…a repreensão acontece na hora.
A Educação positiva é uma nova forma de se pensar a educacao. Seja a educação escolar, ou em outros ambientes. Desenvolvida pelo pesquisador de Harvard Martin Seligman, a educação positiva tem como objetivo trabalhar o que o indivíduo tem de melhor para que a partir daí, ele consiga se desenvolver com autonomia, lidando de uma forma saudável com os problemas que chegam ao longo de sua vida.
Como pode perceber, o objetivo aqui não é robotizar para minimizar erros, mas partindo dos 5 componentes do bem-estar: emoção positiva, engajamento, relacionamentos positivos, realização, sentido e engajamento.
Este é um trabalho que tem grande potencial de transformação. Uma vez que se torna possível ensinar de uma forma personalizada. Professores são capazes de identificar com facilidade as demandas individuais de seus alunos, tornando-se então verdadeiros líderes na formação de seus alunos.
Leia também:
Qual a diferença que o coaching educacional exerce sobre os alunos?
Coaching Educacional para o Sucesso de Instituições de Ensino
É exatamente esse trabalho particularizado que acreditamos. O DomIneSCo educação acredita nesta forma de reformular a maneira com a qual aprendemos. Pois cada indivíduo deve ser respeitado dentro de suas particulares. Dessa forma, aplicamos testes comportamentais. Com eles, se torna possível mapear perfis e remodelar a maneira com que cada um apreende. Tudo dentro de uma forma Personalizada e sobretudo humanizada.
Solicite um contato e descubra o potencial do DomineSCo Educacao! Estamos prontos para ajudar