Socialize-se:

Soluções em Gestão de Pessoas

Blog

Recrutamento e Seleção para cargos estratégicos e de alta gestão.

O recrutamento para altos cargos deve ser feito de forma diferenciada em relação aos processos seletivos dos demais cargos. Por ser um cargo de liderança e gestão, ele demanda uma assertividade redobrada. São profissionais que entram nas empresas com grandes responsabilidades, reverter resultados negativos e por isso carregam alta expectativas para transformar a realidade de organizações.

Hoje, o conhecimento se torna ferramenta imprescindível para o sucesso de qualquer organização.Cada vez mais o capital intelectual se firma como maior ativo das empresas, ou seja, as pessoas que conseguem fazer a diferença. Por isso, escrevi este artigo dando dicas para melhorar o Recrutamento e Seleção para cargos estratégicos e de alta gestão de empresas. Boa leitura!

 

Foco nas competências do cargo e não na formação

Empresas que realizam processos seletivos devem avaliar principalmente as competências necessárias para o cargo, aumentando a assertividade da seleção de candidatos. Conforme levantei no início do artigo, o mercado competitivo impõe padrões muito elevados na formação profissional desses candidatos. Por isso, o que fará a diferença para o candidato é a capacidade de resolver os desafios daquele cargo e seu perfil comportamental.

Ter um mapeamento completo do perfil comportamental dos candidatos auxilia a tomar decisões mais assertivas e otimiza os processos de seleção, impactando os resultados da organização no longo prazo.

Processo seletivo não é apenas colocar a pessoa certa no lugar certo, é lidar com diferentes competências estratégicas visando os objetivos das empresas.

 

Estude os valores das empresas

Outro tópico interessante é ampliar o conhecimento sobre a empresa que está contratando. Quais são os valores desta organização? Ela preza por um perfil mais jovem e inovador? Ou prefere a segurança de um candidato com longa estrada e experiência?

Essas são perguntas fundamentais para encontrar o fit cultural ideal entre candidato e organização.

 

Mas como tornar meu recrutamento mais eficiente?

Empresas que terceirizam processos seletivos precisam estar munidas de ferramentas que otimizem e trazem ganho e escala para seus processos. Por isso, a melhor dica é se abrir para os meios digitais como ferramenta. Isso inclui pesquisa nas redes sociais como o LinkedIn, ou softwares de gestão de recursos humanos por exemplo.

Afinal, um processo seletivo bem feito evita muitos problemas futuros e contribui diretamente para o sucesso do negócio. Se antes os departamentos de RH estavam todos voltados para o processo, hoje a sua orientação é para o resultado. Isso implica em investir em técnicas de seleção que ultrapassem as antigas regras.

 

A DomIneSCo é uma empresa que desenvolve soluções voltadas para a gestão de pessoas, visando administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano com o objetivo de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

       DomIneSCo ® e seu logotipo são registrados no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob os nos 904340961, 904340716 e 904340848, e são propriedades da DomIneSCo Soluções em Gestão de Pessoas LTDA.
  • DomIneSCo ® – Todos os direitos reservados – 2015
  • Telefones: (11) 3506-5977 – (21) 3514-7376 – (31) 3515-0477 – (32) 3512-9277
  • Email: contato@dominesco.com.br